HOME
Menu
 Programa - CANTA SUL
 Gilmar Brasil e Convidados
 Caravana Cantasul
 Gilmar Brasil no seu evento
Fotos
Agenda
Nossa Equipe
Artistas
Notícias
Contato
 Radio/Emissoras
 
 
DEIXE SEU RECADO
nome:
cidade:
e-mail:
recado:
 
 
 
Gilmar Brasil . Bandas . Show de Bandas . Grupos . Duplas Sertanejas
 
Notícias  
 
Equipe técnica, atrás dos holofotes.

 

Equipe técnica, atrás dos holofotes.
Com a realização do maior festival de música em terras brasileiras, vou postar alguns comentários e curiosidades como uma homenagem as pessoas que fazem isso acontecer.
Em um show de porte nacional ou internacional temos dezenas de profissionais que são necessários para a realização de uma hora de apresentação. Dentre os quais vou citar os que trabalham no palco, desde a montagem da estrutura de palco, com cobertura, confecção de camarins até a entrega para os “roadies” montarem desde cenários ate os instrumentos.
Normalmente após a entrega de uma ART, por um engenheiro civil, sobre a capacidade de peso sobre tablado e peso suspenso nas estruturas, tipo iluminação e caixas de som, também se faz necessária a assinatura de um engenheiro eletricista sobre o consumo de energia, via rede ou via gerador. Após esta etapa entram em cena os bombeiros que irão cuidar da capacidade segura de público e os respectivos cuidados para a segurança do evento. Só então chegam os profissionais das locadoras de som e luz, já que são poucos os artistas que viajam com tais equipamentos por demanda de transporte e peso, após o som e luz montado chegam os roadies das bandas, com seu set list ou head line usado pelos músicos, tais como amplificadores de instrumentos personalizados, bateria e percussão que farão parte do espetáculo final.
Normalmente cada músico tem seu roadie, que monta, afina e deixa o instrumento, (baixo, bateria, guitarra, etc), pronto para uso com o som testado para a passagem de som com a banda.
Existem situações em que se contrata bandas completas para a referida passagem de som, e o artista principal só chega no local do evento minutos antes do show. Eu participei de uma equipe de locação que atendeu a banda Raimundos e Charlie Brow Jr. na década de 90, e deixávamos o som pronto para os roadies que viajavam com as bandas e particularmente os caras tocavam igual ou até melhor do que os músicos, pois tinham que estar ligados e entrar em ação caso os músicos dessem “pitis” ou se empolgassem com a cerveja e outas coisas. Existe bandas em que o cara da foto do CD está lá no palco sob os holofotes dublando e um roadie muito mais fera está detonando uma guitarra, baixo ou teclado atrás das cortinas ou em lugar onde o público não veja.                Voltando ao nosso mundo, onde geralmente se formam os roadies, que tem que carregar o som, a luz, o grid de alumínio, ainda tem que montar e testar os instrumentos. Estes caras trabalham geralmente oito horas contra quatro horas trabalhadas pelos músicos no caso de um espetáculo de quatro horas, sendo duas horas para montar e mais quatro horas de apresentação duas para desmontar e carregar tudo, dormindo seis horas no busão e tem que estar pronto para começar tudo de novo. Um salve aos Roadies, Iluminadores, Técnicos de Som de P.A , Técnicos de Monitores, Técnicos de Vídeo e demais profissionais da noite.

| voltar |
 

 

 

  Veiculação


   
Rua Senador Nereu Ramos - 669 Centro - Xaxim - SC - 89825-000
Fone - (49) 3353.5733 - (49) 8834.1109

© 2008 Gilmar Brasil. Todos os Direitos Reservados
[ créditos ]