HOME
Menu
 Programa - CANTA SUL
 Gilmar Brasil e Convidados
 Caravana Cantasul
 Gilmar Brasil no seu evento
Fotos
Agenda
Nossa Equipe
Artistas
Notícias
Contato
 Radio/Emissoras
 
 
DEIXE SEU RECADO
nome:
cidade:
e-mail:
recado:
 
 
 
Gilmar Brasil . Bandas . Show de Bandas . Grupos . Duplas Sertanejas
 
Notícias  
 
Pelos Pampas do Sul

Iª Mostra de Arte e Cultura de Concórdia (SC) e o II Festival Fronteira da Canção Nativa
O Grupo Folclórico Parceria de Concórdia (SC) lançou no dia 27 de abril deste, a Iª Mostra de Arte e Cultura e do IIº Festival Fronteira da Canção Nativa. O projeto é inédito para a região. Toda a programação será aberta de forma gratuita ao público, afirma o presidente do Grupo Jean Pierre Schneider. A programação inicia no dia 29 de junho, com a Etapa Classificatória da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), para o IIº Festival Fronteira da Canção Nativa, no Teatro da FMC. O show de encerramento ficará por conta de Marcelo Oliveira e Lisandro Amaral e grupo Curandeiro Silêncio. Serão doze composições apresentadas, e dessas, quatro serão escolhidas para a final do Festival no dia 26 de Outubro. Maiores informações, inscrições para a classificatória e também para as oficinas acesse: www.fronteiradacancao.com.br
 
Narradores de Rodeio
O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) do Rio Grande do Sul promove teste para narradores de rodeio, exigindo talento, dicção e capacidade de improviso. Geralmente são sete jurados e os candidatos realizam provas teóricas e práticas, com simulação de rodeio. A avaliação para narrador tem quatro etapas. Uma delas é a escrita, sobre conhecimentos de tradicionalismo. As outras três são práticas nas modalidades rédea, laço e gineteada. Para se classificarem, os candidatos precisam atingir ao menos três pontos em cada quesito. Depois de selecionados os novos narradores são reavaliados em rodeios durante um ano. Se aprovados recebem a carteira de narrador.
28º Carijo da Canção Gaúcha
Um dos grandes Festivais Nativistas do Rio Grande do Sul, o Carijo da Canção Gaúcha, acontece nos dias 23 a 26 de maio na sua 28ª edição em Palmeira das Missões (RS). Na noite do dia 23 (5ª), dez músicas se apresentam da Fase Regional. Quatro se classificam e concorre com as dezoito classificadas da Fase Geral nos dias 24 (6ª), e no sábado, dia 25. A final do 28º Carijo acontece no domingo à noite, onde as doze classificadas concorrem aos prêmios. Os shows ficam por conta de Os Mateadores (23), Osvaldir e Carlos Magrão (24) no sábado com João Luiz Correa e Grupo Campeirismo e no domingo no encerramento com Daniel Torres. Mais de 500 músicas foram escritas para o festival de Palmeira das Missões.
O GADO FRANQUEIRO
A história diz que os ancestrais do Gado Franqueiro, de chifres grossos e de grande envergadura, foram domesticados no Egito, há 6.000 anos. Este é, originalmente, o país de onde veio esse gado. Foi trazido nos porões dos navios negreiros, onde escravos e animais conviviam durante meses até chegar à costa brasileira. O introdutor do Gado Franqueiro na região das Missões foi o padre jesuíta Cristóvão de Mendonça Orelhano, que trabalhou nas missões sul-americanas e trouxe para a encosta superior do nordeste do estado gaúcho em torno de 1.200 cabeças de gado. O Gado Franqueiro catarinense usa outro tipo de denominação – Gado Crioulo Lageano – e tem outra associação de criadores, por questões acadêmicas e técnico-científicas. Há três tipos de Gado Franqueiro: Aspa Fina - chifres finos de grande envergadura; Nó-de-Pinho - chifres grossos e curto e Borrachudo - chifres grossos de grande envergadura. Por isso que a Guampa de Pinga, vendida em casas tradicionalistas, também chamam de “Borrachão”.
PAGO: Pago é lugar em que se nasceu, o lar, o rincão, a querência, o povoado, o município em que se nasceu ou onde se reside. Para o gaúcho este vocábulo significa um pedaço afeiçoado e querido da terra que o viu nascer. Provem do Latim “Pagus”, que quer dizer, aldeia, lugar pequeno.
PAMPA  - Pampa é denominação dada às vastas planícies do Rio Grande do Sul e dos países do Prata. São cobertas de excelentes pastagens, que servem para criação de gado, principalmente bovino, cavalar e lanígero.

 


| voltar |
 

 

 

  Veiculação


   
Rua Senador Nereu Ramos - 669 Centro - Xaxim - SC - 89825-000
Fone - (49) 3353.5733 - (49) 8834.1109

© 2008 Gilmar Brasil. Todos os Direitos Reservados
[ créditos ]